Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Mais de 70% dos pequenos negócios usam redes sociais como ferramenta de gestão

Estudo revela que 51% dos entrevistados acreditam que as vendas online se expandirão. Laboratório do Varejo é oportunidade para empresários se adaptarem à nova realidade

Os micro e pequenos empresários brasileiros estão cada vez mais apostando em tecnologias digitais para gerir seus negócios. A pesquisa “Transformação Digital nas Micro e Pequenas Empresas” realizado pelo Sebrae mostra que 72% do segmento utiliza o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possui perfil no Facebook. Estas são as ferramentas mais usadas pelo setor na divulgação de produtos e serviços.

O estudo revela ainda que 51% dos entrevistados acreditam que as vendas pela internet e pelas redes sociais tem maior potencial de expansão, nos próximos cinco anos, do que as vendas tradicionais. “Estamos atentos ao crescimento da presença digital no dia a dia do consumidor, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realiza em seu Laboratório de Varejo, o ProVA, atividades gratuitas para apoiar os varejistas a adotarem novas estratégias e a utilizarem plataformas, ferramentas e instrumentos para acessar e atrair os consumidores no mundo digital”, ressalta Eduardo Tosta, coordenador de Comércio e Serviços da ABDI.

O WhatsApp é usado para os empresários se comunicarem com os clientes, principalmente, para disponibilizar informação de produtos ou serviços, segundo 59% dos entrevistados, atender o cliente “online” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, mas os percentuais são menores: 37% para informar sobre produtos e serviços; 24% para atendimento e 17% para vendas.

A pesquisa também revelou um aumento, em comparação ao estudo de 2015, no uso de computadores nas empresas. O índice passou de 56% para 57% no caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), de 83% para 89% nas Micro Empresas (ME) e de 94% para 97% nas Empresas de Pequeno Porte (EPP), seguindo a segmentação do Sebrae.

Atualmente, 73% dos MEI, 91% das ME e 99% dos empresários das EPP acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa. A pesquisa realizou 6.022 entrevistas, entre abril e junho, em todo o País, por regiões, por porte e setor da empresa, por sexo, faixa etária e de escolaridade.

ProVA

O Laboratório de Inovação para o Varejo (ProVA) foi lançado no início de junho, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). O local conta com coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. Ao longo de 24 meses, pelo menos 10 mil tomadores de decisão do varejo devem passar pelo espaço.

O próximo evento, nos dias 7 e 8 de agosto, será uma capacitação para os varejistas se prepararem para os negócios digitais.