Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI e Plug and Play têm parceria estratégica para desenvolver ecossistema de inovação brasileiro

Principal agência de inteligência para o setor produtivo nacional está focada em apontar caminhos para o Brasil rumo à economia do futuro

Promover a inovação no setor produtivo nacional por meio da aproximação com startups tem sido uma das principais diretrizes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável pela geração de inteligência e pela articulação entre empresas e entidades públicas e privadas. Com o advento da quarta revolução industrial, a agência tem intensificado esforços e focado em parcerias estratégicas para desenvolver propostas inovadoras e apontar caminhos para o Brasil rumo à economia do futuro. Nesse contexto, a ABDI firmou contrato em maio deste ano com a Plug and Play, uma das maiores aceleradoras de startups do mundo. Localizada em Sunnyvale, no coração do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), a Plug and Play participou de iniciativas de sucesso mundial como o Google, Pay Pal e Dropbox.

Com o acordo internacional, a ABDI irá associar sua marca à Plug and Play, participar do ecossistema gerenciado pela empresa norte-americana e acompanhar as últimas inovações tecnológicas do Vale do Silício. Além de contar com um espaço de coworking na sede da Plug and Play, a ABDI participa de eventos de networking e workshops para divulgar ações como o Programa Nacional Conexão Startup Indústria, aproximando o ecossistema de inovação brasileiro das empresas do Vale do Silício.

Metodologias ágeis

O Programa Nacional Conexão Startup Indústria, uma das principais iniciativas da ABDI, é um conjunto de ações para promover inovação e melhoria da produtividade por meio da relação entre startups e indústrias. Lançado em 2016, o programa aproximou 10 grandes indústrias e 27 startups. Para o segundo semestre de 2018, está previsto o lançamento do edital Startup Indústria 4.0, com arquitetura renovada, a partir dos aprendizados do primeiro edital, e expansão internacional, prevendo um Acordo Bilateral com Portugal para assegurar a reciprocidade de ações entre os países. A nova fase do programa deve incluir 30 indústrias (10% de Portugal) e a seleção de 120 startups (10% de Portugal).

Criada em 2004, a ABDI se consolidou como a principal agência de governo geradora de inteligência para o setor produtivo brasileiro. Nos últimos anos, a agência tem focado na adaptação de metodologias ágeis, como a MVP da abordagem lean startup, na gestão de políticas públicas. Por meio dessa abordagem, a ABDI vem desenvolvendo programas como o Startup Indústria, Cidades Inteligentes, Laboratório de Inovação do Varejo e as fábricas do futuro (testbeds). Em março deste ano, a ABDI – em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) – lançou a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, um conjunto de ações e medidas para acelerar o salto tecnológico do setor produtivo brasileiro rumo à indústria 4.0.